05 fevereiro, 2019

Estado SNS, diz o poema




14.01.019

E prontos escorreguei e caí iiiiiiii e parti parti para o H. Santos Silva ao colo do Inem



Fausto, meu filho, esteve cá ontem para minha grande emoção, a visitar me aqui, na Enfermaria 5, Santos Silva, e pintou a minha Situação. Aproveito para agradecer a vossa visita, e não, hoje não entrei em jejum como nos últimos cinco dias

Operação tornozelo, segundo dia sem jejum depois de quatro com
Hai Kai
Santos Silva

Na Enfermaria os enfermos fazem zaping 
Com o medo, diz o poema

Faz, por esta hora, oito dias que dei o tombo num atalho, a caminho para uma consulta no centro de saúde. O meu subconsciente mostrou as imagens video, ontem durante o sono; escorreguei o pé direito e o pé esquerdo em defesa girou sobre si e o tornozelo partiu-se como um coração.

Na cama dum hospital 
dou à morte os últimos socorros, 
diz o poema 
Alimentando-a com frutos secos 
da sociedade 
que moribunda em torno duma estética que o passado recusou




Oito dias depois, na primeira hora sou amigavelmente recebido pelo dr. Raul que acaricia-me o pé enquanto me desfaço na narrativa... rodeiam mais seus colegas simpáticos e uma enfermeira que me aconselha que a olhe nos olhos. Dr Raul agarra no dedo pé que levara com o tacho quando verificava a limpeza no dia anterior à queda. E num golpe de requinte o dr. Raul obriga o tornozelo a voltar ao útero ; à sua zona de conforto.

De volta ao estaleiro da urgência mais pareço o lobo antunes, por esta hora, passados oito dias. Um mundo de saca luvas, tira luvas. Um vespeiro onde todos ralham e todos têm razão, a urgência, uma caverna de Platão, onde não há espaço para fantasmas. 
Ainda em jejum começo a ter dúvidas sobre a intervenção cirúrgica. Procuram-me cama. Os enfermos, os enfermeiros e pessoal auxiliar tentam dar cura aos ferimentos do SNS

Faz, por esta hora, oito dias que me encontraram Enfermaria, 6?, risos, não, melhor, 5, uma mão cheia de amor e carinho do SNS. Lavagem a quatro mãos , curativos e quatro refeições no leito. Hoje já posso deslocar-me e fazer a minha higiene pessoal e impessoal. Receber visitas como se estivesse no café Piolho. 
Chego à Enfermaria G, ponto? Risos. E sou recebido por quatro Theckoves. Faz hoje oito dias.


Na cama dum hospital nenhum romance é impossível nem impossível os versos dados como último desejo dum poeta entre a vida e morte, diz o poema
As águas rebentam e um não ser recusa recusa toda a narrativa
Tudo pode ser mudado para que a morte da humanidade seja impossível apesar da ordem do dia
Humano contra humano, demasiadamente com quem refúgio procura no vazio da sua matéria
Um planeta para que a humanidade possa enterrar os seus entes queridos
, diz o poema
Húmus necessário para que o humano possa habitar com todas as coisas e causas, diz o poema
Um planeta biblioteca a Terra se transforma como Impossível




A Democracia está doente. A Comunicação social está doente. A Liberdade de expressão está em constante perigo de extinção. Faz oito dias que uma doente de enfermarias contíguas, trincou e engoliu um dos seus dedos indicador.

Perna com coração partido 
De mal a pior fui mudado de enfermaria, da G para a D., de forma indigna. a « A morte de Virgílio» começou a ladrar-me. Pensou que lhe queria roubar o seu moribundo?.

Na cama dum hospital quando a morte se sente abandonada e traída tudo faz para nos expulsar do seu ninho pois no corredor da morte amontoam-se os seus novos amantes, diz o poema 
A morte não quer que ninguém morra mas que a vida corra, diz o povo



Faz hoje oito dias que teve início uma série de jejuns para nada. 
Já sabe a partir da meia noite está de jejum até ordem em contrário. Dez horas depois... pode comer ainda não está em condições de operar e já sabe a partir da meia-noite está de novo em jejum. 14h depois: pois ainda não está em condições e, já sabe, jejum a partir da meia-noite. Pequena pausa para explicar que o médico nunca é o mesmo. 18h depois, pois desta feita nenhum clínico apareceu, por ser sábado?, mas entrei em soro juntamente com as refeições.



Os Davos estão lançados, diz Piropos 
Entre o Ma duro e o Trump entre 
o
Chega d e Democracia 
Entre a Polícia e a Colonização Doméstica entre a minha entrada em jejum a partir da meia-noite, para possível ida ao bloco e a greve dos enfermeiros no Santos Silva


Em jejum e em dia de greve dos enfermeiros a doutora ortopedista em urgência visitou-me e abriu o penso ao tornozelo e fotografou e espero enfermeira, o e saber se está em condições de operar ou sair do jejum ou vice versa, percebeu? Eu também não. Mas calma nada de perder o direito a estar doente e reler mentalmente o Hegel para quem o homem não passa dum animal doente


Serve a presente para vos pedir um favor e como estarei em jejum a partir da meia-noite, tentem não se magoarem gravemente durante o dia de amanhã, a ver se consigo bloco operatório a fim do meu tornozelo ser consertado. Claro que tudo irá depender do diagnóstico do ortopedista a quando do curativo e a quem desejo que nada lhe aconteça de grave. E, claro, que a mim nenhuma recaída surja. Grato a todos pela atenção e carinho.

De tanto jejuar ainda vou cagar um jesuíta, diz Piropos


E, quinze depois lá fui ao bloco ( operatório) para logo sair afim de dar lugar a uma urgência emergente como por cá se diz. Mil desculpas e continuo em jejum dada a possibilidade de ser operado mais logo à noitinha.


Serve a presente para todos avisar que acabo de operado, a todos o meu obrigado

30.01.019
Em alta a caminho da casa museu



Quando de rastos A voz de comando, do estado em modo de voo,
Aconselha voos obrigatórios
Entre avisos vermelho e amarelo
dos escravos livres
de todas mauditorias,

diz o poema


A minha recente e louca experiência hospitalar devido a uma queda e fractura do tornozelo lembra a releitura em tempo real, pos-moderna, da História da Loucura (Michel Foulcaut) , onde como leitor e como tal fui enfiado numa, s enfermaria com outros enfermos de maleitas variadas. Tal como no séc XV, XVI se decidiu prender na mesma cela mendigos, dementes, chulos, putas e alcoólicos de vinho verde e afins.



Um país da queda do carmo e da trindade
No sitio onde me aconteceu a queda não está longe do mesmo local onde o meu avô materno foi há oito dezenas de anos atacado cobardemente por mesarios da nossa senhora do Carmo por ter denunciado desvio de fundos. Foi atacado por três, trindade, ao alvorecer quando se dirigia para o serviço religioso. Dado o seu jogo de pau partiu um braço a um dos atacantes que os fez fugir. Vindo a reconhece-lo quando em futuros serviços apareceu de braço engessado ao peito. Quando inquirido denunciou o mandante da coça que era simplesmente um sujeito que meu avô muito respeitava e que altivo lhe "cuspiu" : "os amigos são os primeiros a foder" . Esse digno filho da puta da sua santa terra ainda hoje dá nome a uma das maiores ruas da minha freguesia por altos serviços ao fascismo e ah corrupção.

Sem comentários: