“Imaginário Turístico e Sociabilidades de Viagem é o título da obra de Rachid Amirou, recentemente editada pela Editora Estratégias Criativas, em co-edição com a Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR).
O autor propõe neste trabalho um exame diacrónico dos comportamentos de viagem, investigando os possíveis contributos e vestígios de antigas formas de mobilidade humanas, e um exame sincrónico, pondo em evidência as motivações e as significações imputadas, nos nossos dias, à ideia de viagem nas suas diferentes formas.
Professor de Sociologia e Antropologia na Universidade de Perpignan, doutor em Ciências Humanas, Rachid Amirou propõe uma nova visão para o Turismo e para o Lazer, distinguindo três dimensões, que, segundo afirma, marcam a experiência do turista: a relação consigo próprio (a procura do sentido), a relação com o espaço (a procura do alhures) e a relação com os outros (a procura de novas sociabilidades, mais genuínas e naturais).
Colocando o imaginário turístico como elemento central da análise, o autor apresenta o Turismo como lugar de inovação societal, através do qual o homem moderno procura reconstituir uma sociabilidade perdida: a communitas. A viagem, as férias, são assim para Amirou, uma espécie de laboratório, uma área de jogo, que facilita a transição entre dois mundo: o mundo familiar de sujeito e o mundo desconhecido. Graças ao exotismo, entendido como um dos principais elementos do imaginário turístico, o desconhecido assume uma aura de atractividade, deixando de ser percebido como ameaçador.
Segundo Amirou “aqui o sujeito não é tanto o individuo – tão caro aos economistas neo – clássicos – mas sim a persona, com as suas dimensões de jogo identitário, de máscaras societais…”.
a obra poderá ser adquirida por 14 Euros (+ IVA) em diversas livrarias.”
Sem comentários:
Enviar um comentário