18 outubro, 2005

Atenção ao dia 22, pelas 17h, Danyel Guerra estará na Pulga, com o seu Tomás Gonzaga, em busca da musa clio, livro que será apresentado num café do Porto, dias antes, para todos aqueles que por uma razão ou outra queiram com ele reforçar “ este Tomás que não merece continuar um obscuro, poderia reclamar Maurice Blanchot.
... De forma prioritária, este ensaio encara a personagem como um pretexto no contexto de um drama histórico, inscrevendo suas acções pessoais no pano de fundo do cenário setecentista, pichado pelos grafitis da insurgência libertina e libertária ”.

Já está na Pulga o mais recente livro de Silva Carvalho “ Tetralogia Fática” das edições Aquário, 15 euros. Segundo Jorge Leandro Rosa “ Silva Carvalho não escreve, obviamente, em função do dispositivo literário. E não poderia escrever na medida em que pratica algo que está aquém da literatura. Aquém no sentido caracterialmente mais nobre do termo: como em Kafka, a entrada no sistema literário representaria o abandono dessa última vigilância entre si e o outro que a sua escrita exerce.
...
A autores destes não incumbe a sede de novidade, mas o próprio espanto de que ainda haja literatura. Na nossa situação epocal, toda a afirmação de uma condição de autor problemática. Silva Carvalho aponta constantemente essa primeira vertente da aporia da escrita literária.”

Sem comentários: